Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Queda de cabelo: possíveis causas e como tratar

Veja como identificar as possíveis causas da queda de cabelo e como iniciar um tratamento adequado para o seu caso

A queda de cabelo faz parte do ciclo de vida da estrutura capilar. Um adulto saudável é capaz de perder de 50 a 100 fios por dia, essa média é considerada natural para o ciclo capilar. Quando a queda de cabelo tem uma frequência maior, é importante ficar atento, pois é um problema que pode ser causado por diversos fatores, desde alterações no nível de estresse, questões hormonais e até alimentação desregulada.


Neste conteúdo você vai entender as principais causas da queda de cabelo e quais atitudes tomar para amenizar o problema.



Queda de cabelo: o que pode ser?


Como citado acima, a queda de cabelo pode ter a influência de vários fatores que podem agir de forma combinada. É importante que ao observar o cabelo caindo muito, se atentar à sua rotina e como ela impacta na saúde e no crescimento dos seus cabelos. Listamos algumas causas comuns da queda de cabelo. Confira!


Estresse

Pode parecer curioso, mas o estresse faz cair cabelo. A queda, neste caso, está associada ao aumento do nível de cortisol, que é um hormônio produzido pelo organismo funcionando como um mecanismo de defesa, que se manifesta em situações de alerta. É um hormônio que tem uma influência grande na regulação do metabolismo, afetando a absorção de nutrientes essenciais. O estresse pode provocar a queda de cabelo e também pode causar o enfraquecimento dos fios, os tornando mais quebradiços e ressecados.


Problemas de saúde

Existem várias condições de saúde que podem afetar os cabelos, desde as condições temporárias, como a recuperação de um procedimento cirúrgico, puerpério (o período pós gestação), febre, como problemas de saúde que precisam de um acompanhamento mais frequente, como a obesidade, vício em tabaco ou o uso frequente de bebidas alcoólicas, sedentarismo e também alterações hormonais como o hipotireoidismo.


Alimentação desregulada

A alimentação saudável tem uma grande influência na saúde dos cabelos, tanto se tratando da diminuição da queda de cabelo, como também questões como o crescimento, o brilho e outras características fundamentais para um cabelo saudável. 


A alimentação ajuda a repor nutrientes necessários para manter a pele e cabelos equilibrados. Consumir frutas e verduras nas refeições, beber bastante água, consumir carboidratos e gorduras boas, escolher boas proteínas têm um impacto significativo para a saúde dos cabelos. Se você precisa de ajuda para montar uma rotina, consulte um nutricionista, ele poderá acompanhar a evolução na mudança de hábitos alimentares.


Higiene inadequada

A queda de cabelo também pode estar relacionada a falta ou a higiene ineficiente do couro cabeludo. Pouca frequência na lavagem dos cabelos e sem a esfoliação capilar adequada são uma das causas da queda de cabelo relacionada à higiene dos fios.


Condições como a dermatite seborréica (caspa) tem como um dos efeitos, a queda de cabelo frequente. A caspa é formada por uma pequena inflamação no couro cabeludo que cria descamações que pode ser acompanhada de desconfortos como coceira e a própria descamação que, em alguns casos, pode ser vista no comprimento dos cabelos.


Condições genéticas

Aqui, a queda de cabelo tem um fator genético, que pode estar associado à alopecia feminina e masculina. A queda é uma das características da calvície, também conhecida como alopecia androgenética. Existem algumas outras causas para a alopecia, se você gostaria de saber mais sobre o assunto, é só clicar no conteúdo abaixo:


VEJA MAIS: Queda de cabelo natural ou alopecia? Saiba como identificar


Uso excessivo de químicas

O acúmulo de químicas agressivas como a descoloração, procedimentos como o alisamento e também a coloração podem afetar a saúde geral dos fios, causando a perda de cabelo. Neste caso, a reposição é feita por meio de tratamentos capilares com ativos reconstrutores, como a linha Siàge Regeneração Pós Química e também a linha Siàge Resgate Imediato.


Como tratar a queda de cabelo


Consulte um dermatologista

A primeira atitude a ser tomada quando é observada uma queda de cabelo fora dos padrões normais, é consultar um médico especialista. No caso, aqui é recomendado um dermatologista. Atualmente, existem profissionais especializados em doenças e condições envolvendo a queda de cabelo. A ciência de estudo da saúde dos cabelos é conhecida por tricologia.


Invista em um cronograma capilar

Um cabelo fragilizado cai mais, isso é fato. Desde o ajuste na alimentação ou mesmo um tratamento complementar a um condição de saúde, o cronograma capilar é um excelente aliado na manutenção da saúde dos cabelos.


É ele quem vai garantir o fluxo correto de hidratação, nutrição e reconstrução. Estas etapas são fundamentais para manter os nutrientes necessários para ter fios mais fortes, crescendo com qualidade, com diminuição de quebra, queda e pontas duplas.


Principais produtos Eudora para queda de cabelo

Algumas linhas e produtos de Siàge podem ser super aliados no tratamento da queda de cabelo. Veja algumas indicações!


Linha Siàge Acelera o Crescimento

É uma das linhas capilares mais completas para cabelos fragilizados, com queda acentuada e quebra. A linha possui Shampoo, Condicionador, Máscara Capilar, Tônico Capilar de Crescimento e Creme Concentrado de Proteína que auxilia na nutrição e previne a queda.


Shampoo Antiqueda Siàge Men Estimula o Crescimento

É ideal para fios fracos e sem vida que age diretamente na redução da queda de cabelo, aumentando a resistência dos fios, além de restaurar a vitalidade capilar.


Tônico Capilar Siàge Men Estimula o Crescimento

Sua fórmula possui Baicapil e Biotina que entrega um tratamento eficaz para fios mais fortes e resistentes. Além de estimular o crescimento de novos fios em apenas 30 dias de uso contínuo.


Gostou de saber um pouco mais sobre a queda de cabelo? No Guia da Beleza Eudora você encontra diversos conteúdos sobre a saúde dos cabelos e também dicas de maquiagem com tendências. Conheça!


Siàge tem o tratamento que seu cabelo precisa

Você está offline.