Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Cronograma capilar: o que é, qual a ordem certa e como fazer em casa?

Aprenda a como fazer o tratamento de acordo com o nível de dano dos seus fios!


Há algum tempo, o cronograma capilar saiu do ambiente de salão e se popularizou entre os entusiastas de cuidados capilares. Pouco a pouco, foi ganhando espaço na rotina das pessoas que desejam realizar um tratamento profundo nos cabelos com um (ou mais de um) objetivo: acelerar o crescimento, recuperar massa capilar pós-processo químico, como descoloração ou progressiva ou mesmo manter a saúde do fio, diminuindo os efeitos com o frizz, a rigidez e porosidade dos fios, as pontas duplas, a quebra ou o ressecamento.


Bateu curiosidade sobre como funciona? Vem saber tudo sobre cronograma capilar e como montar um de acordo com os seus objetivos!



O cronograma capilar restaura e preserva a saúde dos fios


O que é cronograma capilar?


Começando pelo principal, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados que leva 3 etapas como os pilares de tratamento para um cabelo saudável: hidratação, nutrição e reconstrução (vamos falar de forma detalhada mais abaixo)


A partir destas 3 etapas, é montado um calendário de tratamento capilar que pode ser dividido de acordo com o objetivo. Geralmente, é faseada entre 3 a 4 semanas e deve ser dividida de acordo com o seu objetivo de tratamento.


Por que fazer o cronograma capilar?


A reposição de nutrientes e de hidratação são os processos que garantem a saúde dos fios e este é o principal objetivo do cronograma capilar.


Quando passamos por um processo químico como escova progressiva, descoloração global, luzes ou coloração, nosso cabelo fica bastante fragilizado e exposto, com características muito comuns, como o aspecto elástico, com porosidade, ressecado e quebradiço. É neste momento que ele precisa de atenção total, recebendo o tratamento adequado para se recuperar.


E é importante saber que o cronograma capilar não é exclusividade no tratamento de cabelos expostos aos processos químicos. Também é muito utilizado para fazer a manutenção da saúde de fios sem química, mas que possuem tendência à oleosidade ou ao ressecamento, já que a poluição, o uso frequente de fontes de calor como chapinha e secador, a exposição solar excessiva e até as características naturais do tipo de cabelo fazem com que ele fique fragilizado se não for tratado da maneira correta. Também é uma excelente escolha para quem está em processo de transição capilar.


O cronograma é um super aliado para pessoas que fazem mechas ou descoloração.


Quais são as etapas do cronograma capilar?


Recapitulando o que citamos acima, o cronograma capilar ou fioterapia é dividido em 3 etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução que vão garantir a reposição de nutrientes, massa capilar e a umidade necessária para cada tratamento. Saiba um pouco mais sobre a importância de cada etapa e os produtos Siàge indicados em cada fase.


HIDRATAÇÃO

Nosso cabelo, assim como várias outras partes do corpo, precisa de água para se manter saudável e isso tudo tem a ver com a capacidade que o fio tem de reter essa água. E onde perdemos essa umidade? Na exposição ao sol, no uso de químicas muito agressivas, como a descoloração ou escova progressiva, ou no uso excessivo de chapinha, modelador e secador de cabelos sem a devida proteção térmica


Inclusive, se você busca boas opções de produtos para proteção térmica, vale a pena dar uma olhada em nossos conteúdos do Guia da Beleza, que conta tudo sobre este produto que será o seu aliado na proteção dos fios.


Protetor térmico para cabelo: saiba quais são as vantagens


Um cabelo hidratado adequadamente consegue absorver e distribuir melhor os nutrientes para se manter saudável da raiz até as pontas, ele é o pilar mais importante do seu cronograma capilar. As máscaras capilares de tratamento são as maiores aliadas na hora de fazer uma boa hidratação. Principalmente as que possuem ativos umectantes e tecnológicos, como as da linha Siàge Hair-Plastia que tem em sua composição Ácido Bio Hialurônico, que ajuda a corrigir as lesões capilares.


NUTRIÇÃO

Aqui, o principal objetivo da etapa é repor os lipídios (gorduras) e nutrientes dos cabelos. Naturalmente, nosso couro cabeludo produz gorduras que distribuem óleos por toda a estrutura do fio, garantindo a proteção e a absorção dos nutrientes corretos. É este desbalanceamento que resulta nas características de cabelos oleosos, mistos e secos.


É por isso que é mais comum cabelos cacheados e crespos terem tendência ao ressecamento. Isso se dá, principalmente, por causa das curvas naturais do fio que acabam dificultando a transferência da oleosidade e nutrientes vinda do couro cabeludo. Aqui, a etapa de nutrição pode ajudar muito os cabelos crespos e cacheados


É bom reforçar que todos os tipos de cabelos precisam de uma concentração de óleo e nutrientes, incluindo os com raiz oleosa, ok?! Para um tratamento aprofundado, recomendamos o Siàge Nutri Óleos Poderosos.


RECONSTRUÇÃO

O objetivo principal da reconstrução capilar é a reposição de massa dos fios que é feita através da queratina e dos aminoácidos. Com os processos químicos ou a frequente desidratação dos cabelos naturalmente secos, o cabelo vai perdendo densidade; essa deficiência pode ser identificada na aparência de cabelos muito finos, frágeis, quebradiços e porosos. 


Dica: se o seu cabelo é cacheado ou crespo, experimente também as linhas de reconstrução, como a Siàge Regeneração Pós-Química, ao seu favor. As linhas comumente ganham nomes relacionados a processos químicos, mas como a estrutura do cabelo com cachos é mais frágil, pode ser uma super aliada na manutenção da estrutura saudável do fio.


A reconstrução é uma etapa potente do tratamento e só deve ser usada quando for realmente necessário. Por isso, é importante entender qual é o foco do tratamento e identificar o que o seu cabelo realmente precisa. 


Como montar o cronograma capilar


Dividir o cronograma capilar Eudora por nível de dano é um excelente caminho. Para este protocolo, usaremos uma rotina de 4 semanas, distribuídas entre os 3 processos de forma balanceada com cada objetivo. Este protocolo foi montado por um especialista em tratamento capilar de Eudora. Aproveite!


Afinal, como saber qual cronograma capilar meu cabelo precisa?


Grau 1: Pouco danificado


Se você gostaria de priorizar um cronograma capilar para crescimento constante dos fios, manter o brilho e o alinhamento, o ideal é equilibrar hidratação e nutrição, são eles quem vão trazer resultados mais satisfatórios. Se você faz uso constante de chapinha, secador ou outra fonte de calor, esta etapa do tratamento também é para você.


Aparência dos fios: frizzados, com pouco brilho, levemente secos nas pontas ou com oleosidade excessiva, principalmente na raiz.


Grau 2: Danificado

Se você possui apenas uma química no seu fio, ou uma química “leve” como coloração OU alisamento, e gostaria de fazer a manutenção para que o seu cabelo continue bonito e saudável, o tratamento grau 2 é o seu principal aliado. 


Também é válido para quem assumiu o desafio da transição capilar e quer aproveitar ao máximo os cuidados para nutrir os fios com estrutura natural que está crescendo. Esta etapa concentra de forma equilibrada hidratação, nutrição e um pouco de reconstrução.


Aparência dos fios: ressecados, quebradiços, opacos e com muitas pontas duplas.



Grau 3: Muito danificado


O cronograma capilar para loiras favorito! Se você acabou de passar por um procedimento químico, ou se você tem mais de uma química acumulada nos fios como progressiva e suas variantes; alinhamento, relaxamento, coloração, mechas de loiro ou a famosa técnica morena iluminada, muito provavelmente o seu foco estará no nível 3, que concentra o tratamento incluindo mais etapas de hidratação, equilibrando a nutrição e reconstrução.


Aparência dos fios: muito ressecados, frágeis, opacos, sem brilho e enrijecidos.



Qual a ordem correta dos produtos no cronograma capilar?

Os itens protagonistas do seu cronograma serão a máscara capilar e o óleo capilar. Mas isso não quer dizer que a aplicação dos outros itens do processo não seja igualmente importante. Por isso, vamos dar algumas dicas para aproveitar ao máximo os ativos de cada um dos produtos que você irá usar em todas as etapas:


Shampoo: limpeza e preparação

O shampoo, além de fazer a limpeza da oleosidade e das impurezas do couro cabeludo, ajuda a preparar os fios para receberem o tratamento, já que é nesta etapa em que as cutículas do fio se abrem. Você pode usar um ou mais de um shampoo para as três etapas do seu cronograma capilar.


Óleo Capilar: potencializando o tratamento

Uma dica que ajuda muito a potencializar a maleabilidade e maciez do fio é aplicar alguns pumps do seu óleo capilar favorito como o Óleo Capilar Bifásico Siàge Nutri Óleos Poderosos, ainda no chuveiro, antes de receber o tratamento com a máscara capilar. Lembrando que antes de aplicar o óleo é importante retirar o excesso de água dos cabelos. 


Máscara Capilar: o protagonista do cronograma

É neste momento que a etapa do cronograma é ativada. Vamos dar um exemplo: se você quer hidratação, use Siàge Glow Expert. Se quer nutrição, Siàge Nutri Rosé. E se quer reconstrução, Siàge Cica-Therapy.


Para otimizar o seu tempo, também temos a linha Siàge Pro Cronology que contém um kit cronograma capilar com as 3 etapas que são ativadas pelo uso combinado das ampolas + máscara capilar. 


E se você quiser testar antes de decidir quais linhas de Siàge são interessantes para o seu tratamento, comece pelos sachês de cronograma capilar; eles rendem até 4 aplicações cada e vão te dar uma boa ideia da qualidade dos ativos presentes em cada fórmula.


Condicionador: o selante do tratamento

É a parte que ajuda a manter o tratamento por mais tempo, condicionando os fios e tem como principal objetivo trazer aquele aspecto macio e brilhante que a gente tanto ama.  


Leave-in: finalização dos fios

A combinação de ativos, a proteção térmica e a textura que o leave-in traz nos fios faz deste produto um item completo obrigatório na lista das pessoas que buscam um cabelo mais alinhado, protegido e saudável.  


Óleo Capilar: manutenção do brilho

O mesmo usado antes de aplicar a máscara. Sua multifuncionalidade faz dele um produto extremamente curinga no dia a dia, que faz parte desde o tratamento no cronograma embaixo do chuveiro, até ajudar a finalizar os cabelos com leave-in, diminuir o frizz durante o dia ou apenas manter a hidratação das pontas.


Gostou da nossa matéria focada em cronograma capilar? No Guia da Beleza você encontra muito conteúdo legal sobre cabelos, mas também dicas de make, novidades da perfumaria e muito mais. Conheça!

Produtos Eudora para Cronograma Capilar

Você está offline.