Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Cabelo cacheado, crespo e ondulado: qual seu tipo de cacho?

Descubra qual é a curvatura do seu cabelo e aprenda quais cuidados você deve ter com seus cachos!

Sabia que o cabelo cacheado, crespo e ondulado é definido pela curvatura dos fios? A classificação dos tipos de cabelo é baseada em uma escala que varia de cabelos lisos (tipo 1) a cabelos crespos (tipo 4), com subdivisões em cada categoria. Cada um desses tipos de cachos exigem um cuidado especial. Quer saber como? Então vem conferir essas dicas!


Você conhece o seu cabelo? Descubra seu tipo de fio! 


Tabela de curvatura


Cabelos ondulados

O cabelo ondulado é classificado logo após o cabelo liso na escala de curvatura, pois apesar de apresentar mais curvas, ainda possui ondas mais abertas do que o cabelo cacheado e crespo. Geralmente, o cabelo ondulado tem uma estrutura similar à letra "S", sendo liso na raiz e formando ondas ao longo dos fios.


Cabelo ondulado 2A

Este tipo de cabelo é liso na maior parte do comprimento, porém apresenta algumas ondas, principalmente a partir da metade inferior dos fios. Para realçar essas ondas, é recomendado o uso de produtos que proporcionem textura e volume, destacando seus cachos.


Cabelo ondulado 2B

Ao contrário do 2A, o cabelo 2B possui ondas mais fechadas, mantendo o liso na raiz. Nesse caso, a utilização de um difusor e de um finalizador é uma ótima dica, pois estimulam a formação dos cachos.


Cabelo ondulado 2C

Esse tipo de cabelo apresenta bastante volume, porém com cachos ainda mais abertos. Para essa curvatura, é recomendado o uso de reparadores de pontas para controlar o frizz e hidratar as pontas ressecadas.

Lembre-se de que cada tipo de cabelo ondulado possui suas características únicas, portanto, experimente diferentes produtos e técnicas para encontrar os cuidados ideais que realcem a beleza natural dos seus fios. 


Cabelos cacheados

O cabelo cacheado é caracterizado por apresentar cachos mais fechados. Neste caso, a oleosidade natural do cabelo tem dificuldade de percorrer todo o comprimento, por esse motivo, essa curvatura tende a ser mais propensa ao frizz, ressecamento e pode ser mais frágil do que os cabelos lisos e ondulados. Por essa razão, é fundamental adotar uma rotina de cuidados específica para o cabelo cacheado.


Cabelo cacheado 3A

Esse tipo de cabelo possui cachos mais soltos, com curvas largas, o que pode tornar a definição dos cachos um pouco mais difícil. Para essa curvatura, é interessante utilizar um bom creme de pentear na finalização, pois isso ajudará a modelar os cachos.


Cabelo cacheado 3B

O cabelo cacheado 3B possui ondas na raiz e cachos fechados por todo o comprimento do fio. Este tipo de curvatura tende a ter mais frizz, por isso é importante adicionar produtos de cuidados antifrizz na rotina de cuidados capilares.


Cabelo cacheado 3C

O cacho 3C é bem fechado desde o comprimento e o cabelo tende a ser mais grosso. Dessa forma, é importante utilizar produtos para cabelos cacheados para manter os cachos bem definidos e com brilho.


Cabelos crespos

O último tipo de cabelo da escala de curvatura é o cabelo crespo. Diferentemente do cabelo ondulado e cacheado, o crespo apresenta uma espiral bem mais fechada. Isso faz com que a oleosidade natural do cabelo, não consiga alcançar com facilidade a ponta dos fios. Como resultado, o cabelo crespo pode ficar mais ressecado e com frizz, mas todas essas questões podem ser tratadas com produtos que atendam às necessidades específicas desse tipo de cabelo, trazendo seu brilho natural à tona.


Cabelo crespo 4A

São fios com cachos bem fechados e definidos, com formato de "mola". Esse cabelo tende a ser mais frágil, então é recomendado apostar em produtos que fortaleçam e proporcionem brilho aos fios, como no caso da nutrição capilar.


Cabelo crespo 4B

Os fios apresentam uma curvatura bastante enrolada e fios com ondulação em formato de "S". Esse tipo de cabelo pode necessitar de tratamentos intensivos de hidratação e nutrição.


Cabelo crespo 4C

No último nível da curvatura, o fio crespo 4C tem um padrão de ondulação em formato de “Z” e não chega a formar cachos definidos, mas possui o maior volume entre todos os tipos. Por ser o mais frágil, esse tipo de cabelo requer uma rotina de cuidados bem cuidadosa.


Dicas de cuidados com o cabelo cacheado: linha Eudora Revela os Cachos

Você procura produtos para cuidar dos cachos que estão no lugar certo! Siàge Revela os Cachos de Eudora é uma linha composta por produtos feitos para atender quem deseja alta definição mais hidratação para os fios. Os produtos são indicados cabelos ondulados, crespos e em transição.


A verdade é que ondulado, cacheado ou crespo, seu cabelo precisa de atenção. Olhar para seus fios, entender a necessidade deles e de que forma tratá-los melhor, é um caminho de autocuidado. E Eudora está com você nessa! Conheça todos os nossos itens de cuidados com o cabelo!

Produtos para os seus cachos - Guia da Beleza

Você está offline.