Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Quais os benefícios da vitamina C para o rosto?

Entenda por que ela é uma das vitaminas mais famosas do skincare e como você pode incluir em sua rotina de tratamento!

No universo dos produtos de skincare, as vitaminas são famosas na hora de oferecer tratamentos consistentes e com resultados visíveis. Hoje, vamos falar de uma das mais famosas: a vitamina C.  


Presente na natureza, a Vitamina C está em frutas como acerola, mamão, kiwi, laranja, morango e em mais uma infinidade de legumes. Todo mundo sabe que ela faz bem para o corpo ao ser ingerida, mas se tratando de skincare, quais os benefícios da vitamina C para o rosto? É esta e algumas outras dúvidas comuns que vamos responder no conteúdo de hoje. Vem conhecer este ativo super rico para o seu skincare!


Vitamina C para que serve no skincare?

O uso contínuo da vitamina C no seu skincare pode ter alguns benefícios bem interessantes, como:


- Diminuir linhas de expressão e rugas;

- efeito hidratante;

- promover a renovação do colágeno, retardando o envelhecimento;

- melhorar a textura e mantém a luminosidade natural;

- ajudar a tratar e prevenir manchas na pele.


Mas, antes de testar receitas caseiras ou comprar qualquer produto que possua vitamina C na embalagem, você precisa entender como ela funciona na sua pele.



O que a vitamina C faz na pele?

A vitamina C é famosa por promover um efeito antioxidante na pele, e o que isso quer dizer? Pode-se dizer que oxidar é algo que ocorre quando uma molécula perde elétrons para outra, mudando a sua fórmula.


Um exemplo prático de oxidação é quando um objeto de metal enferruja, já que o material perde elétrons para o oxigênio e isso acaba o corroendo. Outro exemplo é quando você corta uma maçã e esquece de adicionar o suco do limão nela. Em pouco tempo ela estará com uma tonalidade marrom. É justamente a vitamina C que impede essa oxidação.


E é este mesmo processo que acontece com a pele à medida que envelhecemos. O nosso corpo produz naturalmente moléculas instáveis chamadas de radicais livres que estão sempre roubando elétrons da nossa pele, causando rugas, manchas, perda de elasticidade e brilho.


E os radicais livres não estão presentes somente na pele, basicamente tudo ao seu redor contém radicais livres. Fatores como exposição excessiva e sem proteção aos raios solares, poluição, alimentação desbalanceada, álcool e cigarro também aumentam a presença dessas moléculas no ambiente.


A vitamina C e o poder anti-envelhecimento

O nosso corpo cria enzimas para evitar a degradação da pele durante uma parte da vida, mas elas começam a parar de ser produzidas aos 18 anos. E é justamente aí que entra a vitamina C para o rosto, quando ela é aplicada diretamente na região, reduz essa oxidação e permite que seu corpo regenere as células afetadas.


Não é pra menos que ela seja conhecida como o um dos melhores tratamentos para anti-envelhecimento, já que, além de reduzir rugas com seu efeito antioxidante facial, ela também promove a produção de colágeno, que é a proteína que deixa a pele mais elástica.



Além disso, a vitamina C também pode impedir a chamada hiperpigmentação da pele como manchas de sol, marcas de idade e de melasmas. Essas condições ocorrem quando a melanina é produzida em excesso em áreas específicas do rosto. 


A aplicação de produtos com vitamina C tem mostrado a capacidade de impedir a produção de melanina, contribuindo para uma pele com tonalidade mais uniforme.


Como usar vitamina C no rosto?

Agora que você já sabe como a vitamina C age na sua pele, nós separamos algumas dicas sobre como explorar ao máximo este ativo incluindo no seu skincare:


O melhor momento do dia para usar vitamina C é pela manhã, com a pele recém limpa com sabonete facial e sempre antes do protetor solar. Seja em forma de sérum ou em creme, é o momento em que a pele está melhor preparada para absorver completamente os benefícios do ativo. Ingredientes que podem funcionar muito bem com a Vitamina C são outros antioxidantes, como a vitamina E e o extrato de chá verde. Eles podem ser bons aliados, principalmente, das peles acneicas ou sensíveis.


É importante que você nunca se esqueça de usar o protetor solar; além de potencializar a proteção, ele também ajuda a manter os resultados que você já conquistou no seu tratamento. A vitamina C também não deve ser aplicada em regiões muito sensíveis como pálpebras, canto dos olhos e boca. 


Certifique-se também de que outros ativos presentes no seu tratamento não interfiram na eficácia ou acabem irritando a sua pele. Um exemplo é de quem tem pele oleosa e faz uso de produtos com Benzoyl Peroxide (BPO), encontrado comumente em produtos para tratamento de acne simples. A mesma coisa vale com retinóides (Vitamina A) que nunca, em hipótese alguma, devem ser usados durante o dia.


Para simplificar a sua rotina de skincare e ficar fácil de lembrar: vitamina C no skincare da manhã, retinol SEMPRE no skincare noturno. Nunca juntos.


Produtos com vitamina C, em quais valem a pena apostar?

O mercado se expandiu muito de alguns anos para cá, hoje conseguimos encontrar uma variedade de produtos com vitamina C nas prateleiras e aí surge a dúvida: como saber se eu estou comprando uma boa vitamina C?


O Ácido Ascórbico (nome técnico da Vitamina C) é a forma dessa vitamina que tem a maior comprovação de benefícios para a pele. As melhores fórmulas para uso de vitamina C são os cremes e séruns, já que possuem uma melhor absorção e são indicados para todos os tipos de pele, das secas às mais oleosas. 


Sabonetes de limpeza, esfoliantes faciais e até protetores solares podem conter em sua fórmula uma concentração de vitamina C, são produtos muito interessantes de experimentar, mas sempre como complementares.


A concentração de vitamina C nesses produtos pode variar bastante de 5% a 20% e o ideal é que pessoas com pele sensível usem concentrações menores, já que ela pode causar irritações. Por isso, é sempre importante consultar um dermatologista antes de começar o uso de qualquer ácido.


O Gel Antioxidante NEO Dermo Active Pro Collection possui 10% de vitamina C em sua composição e Extrato de Tangerina Japonesa, uma concentração excelente para quem busca resultados visíveis no tratamento contínuo.



O fato é que a vitamina C é um excelente ativo que pode trazer resultados visíveis e manter a sua pele bonita e protegida a longo prazo. É uma excelente opção para você que está pensando em evoluir os seus cuidados básicos de skincare para uma rotina mais aprofundada, focada em resultados.


Gostou da nossa matéria focada em skincare? No Guia da Beleza você encontra muito conteúdo legal sobre cuidados para a pele, mas também dicas de cabelos, make, novidades da perfumaria e muito mais. Conheça!

Confira Neo Dermo Vitamina C! 🍊 Guia da beleza

Para uma pele visivelmente uniforme e iluminada!

Você está offline.