Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Para que serve a umectação capilar?

Conheça as diferentes formas de umectação e como fazer no seu cabelo

Para quem sofre com ressecamento extremo, seja por um tratamento químico mais agressivo como progressiva ou descoloração, ou até mesmo quem tem cabelos cacheados e crespos, a umectação capilar é uma excelente opção. Ela é responsável por trazer por meio de óleos, a hidratação necessária e também a resistência dos fios às ações externas. Vem saber um pouco mais sobre a técnica e como fazer em casa com produtos Siàge!


O que é umectação capilar?


A umectação é um tratamento capilar focado em nutrição feito à base de óleo que tem o objetivo de repor nutrientes dos cabelos ressecados e enfraquecidos por ações externas ou químicas, sem brilho, com pontas duplas e quebradiços. A umectação capilar é indicada para todos os tipos de cabelos, principalmente os crespos, cacheados e ondulados que possuem uma tendência maior ao ressecamento.



Para que serve a umectação?


O principal objetivo da umectação é o fortalecimento do fio através da reposição lipídica (gordura) fornecida pelos óleos capilares. Além disso, a umectação também  auxilia no tratamento da quebra e queda de cabelo e também realça o brilho dos fios. A umectação ajuda a devolver o movimento, maleabilidade e balanço dos fios. 


Os principais benefícios de incluir a umectação no seu cronograma capilar, são:



A umectação é responsável por manter os fios alinhados e hidratados por mais tempo.


Como fazer umectação capilar?


A umectação pode ser feita de diferentes formas, vai depender do seu tempo disponível para realizá-la. Aqui, vamos falar sobre as 4 principais formas de fazer umectação capilar, veja as principais diferenças e como fazer!


Umectação tradicional

A técnica mais conhecida é a umectação tradicional em que a aplicação é feita com os cabelos secos. A técnica consiste em separar os cabelos por mechas médias e aplicar um óleo capilar nutritivo, enluvando os fios do comprimento até as pontas. Ao aplicar o produto no cabelo completo, deve-se deixar o óleo agir durante, pelo menos, 2 horas. Após isso, os fios devem ser lavados com shampoo para retirar todo o residual oleoso e finalizado conforme a sua preferência.


Umectação noturna

Na umectação noturna, o seu cabelo terá um tempo maior em contato com o potencial nutritivo do óleo. Os tratamentos overnight, como são popularmente conhecidos, são famosos pela praticidade e efetividade. Nele, você irá aplicar o óleo no comprimento até as pontas de todo o cabelo, desembaraçando os fios e formando um coque. Neste caso, é recomendado usar uma touca (que não seja térmica) ou uma toalha de banho para evitar o contato dos fios com o travesseiro. 


Essa técnica pode ser usada em cabelos que precisam de um resgate de nutrição, quando estão muito danificados ou frágeis. Se você tem o cabelo muito fino ou com tendência à oleosidade, é melhor não abusar, ok? Se sentir que o seu cabelo está começando a pesar, diminua a frequência da umectação noturna e passe a experimentar a umectação tradicional.


Umectação quente

Aqui, o calor é usado para acelerar a absorção dos ativos presentes nos óleos, mas precisa ser feito com cautela para não causar nenhum dano ao cabelo ou queimadura no couro cabeludo.


A técnica consiste em -literalmente- aquecer o óleo que será usado para a umectação, que pode ser feito em banho maria ou colocado de 10 em 10 segundos no micro-ondas, até ficar morno. A temperatura certa do óleo aquecido é a tolerância da pele, teste nas mãos: precisa ser tolerável no manuseio.


Uma opção segura para não precisar fazer gambiarras colocando óleo no microondas é usar produtos que já possuem tecnologia de autoaquecimento, como é o caso do Siàge Hot Therapy Cauterização dos Fios que esquenta com o próprio atrito das mãos. Assim, ele já está pronto para ser aplicado no cabelo.


A técnica é a mesma usada na umectação tradicional: cabelos secos, repartidos em mechas e todas elas enluvadas e massageadas muito bem com o óleo em temperatura morna. Neste caso, você pode deixar agindo por 40 minutos e fazer a retirada do produto lavando o cabelo normalmente.


Umectação reversa

E, por último, a técnica de umectação reversa é feita com os fios limpos e úmidos. O óleo será combinado a uma máscara capilar de hidratação da sua preferência. Comece lavando os fios com shampoo para abrir as cutículas, em seguida, retire o excesso de água com a toalha e aplique o óleo no comprimento e pontas, massageando os fios. Ainda sem enxaguar o produto, aplique a máscara capilar e massageie novamente para absorver todos os nutrientes das etapas. Deixe a mistura agir por 30 minutos e finalize o seu cabelo normalmente. Pronto! Você terá fios mais brilhosos, fortes e hidratados.


Quais são os melhores óleos para fazer umectação?


Óleo de Argan - poderoso umectante

O óleo de argan possui propriedades superumectantes, age na diminuição do frizz, é rico em Vitamina A, B1, B2, Vitamina D e E, além do poder antioxidante. São recomendados para quem possui danos mais severos, como ressecamento natural da estrutura capilar ou quem passou por um ou mais processos químicos agressivos como descoloração e escova progressiva. 


A linha Siàge Reconstrói os Fios tem Óleo de Argan em sua composição. Conheça todos os itens da linha!


Veja também: Selagem, botox ou progressiva: qual prejudica menos os fios?


Óleo de Semente de Uva - hidratando sem deixar oleoso

O óleo da semente de uva ajuda a fortalecer os fios, combatendo a queda e também possui excelentes nutrientes que ajudam a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo. Quem possui raiz oleosa ou mista, tende a se adaptar melhor com óleos mais leves como o de semente de uva. 


A linha Instance Karité possui o Óleo de Semente de Uva em sua composição. Conheça todos os itens da linha!


Manteiga de Karité - super concentrado e potente

A manteiga de Karité é um ingrediente concentrado que ajuda a formar uma espécie de película protetora nos cabelos, o que impede o ressecamento. É um ingrediente excelente para cabelos crespos e cacheados que, naturalmente, precisam de uma hidratação mais potente para dar maleabilidade, brilho e definição para a curvatura do cabelo.


A linha Instance Karité possui Manteiga de Karité em sua composição. Conheça todos os itens da linha!


Óleo de Coco - máxima potência de hidratação

Um dos ingredientes favoritos da umectação, o óleo de coco possui um alto poder de reter a umidade dos fios. É um ingrediente bastante estável, por isso, demora evaporar, prolongando aquela sensação de maciez e brilho, protegendo os cabelos das ações externas. É indicado para todos os tipos de cabelos, principalmente os que precisam reter mais água.


A linha Siàge Regeneração Pós Química possui Óleo de Coco em sua composição. Conheça todos os itens da linha!


Elixir de Rosas - equilíbrio da oleosidade

Rico em antioxidantes, o Elixir de Rosas, ativo exclusivo da linha Siàge Nutri Rosé, traz um blend de óleos que proporcionam nutrição profunda (chega até a 3ª camada do fio) e um alto poder de reparação. O elixir é combinado à argila vermelha que ajuda a manter os fios equilibrados, sem pesar ou deixar oleosos demais. É recomendado para todos os tipos de cabelos, principalmente os fragilizados e com tendência à enfraquecimento, quebra e pontas duplas.


E aí, gostou de saber mais sobre a técnica de umectação capilar? No Guia da Beleza você encontra diversas outras matérias sobre cuidados com os cabelos e também as últimas tendências em maquiagem. Confira!



Os produtos ideais para cada necessidade dos fios