Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Secador de cabelo ou escova secadora: qual danifica menos os fios?

Conheça as vantagens e limitações de cada opção e como cuidar dos fios ao usar os aparelhos

Seja pela praticidade ou pelo visual, a escova secadora e o secador de cabelo ganharam o coração dos consumidores. Agora, você sabe como proteger o seu cabelo das agressões do calor produzido por esses dois itens de beleza tão queridos? Será que um danifica mais ou menos do que o outro?


Neste conteúdo você vai saber um pouco mais sobre cada um dos itens e como secar e escovar os seus fios minimizando os danos.




Analisando a escova secadora 

A escova secadora ganhou popularidade pela otimização do tempo na hora da escovação, principalmente para quem não se adaptou ao manejo do clássico secador de cabelo combinado ao uso de uma escova modeladora.


Embora a maioria das escovas secadoras sejam projetadas para distribuir o calor de forma mais uniforme, isso não impede que ela danifique os fios. Ela pode prejudicar a fibra capilar porque o controle de distância do calor fica muito mais limitado do que o secador de cabelo, já que a placa de metal que libera o calor da escova secadora fica em contato direto com os fios.


Pontos positivos

- Praticidade: produto 2 em 1 que pode ser usado apenas com uma mão;

- a ergonomia também ajuda pessoas sem muita prática na hora da escovação.


Limitações

- Pode danificar seriamente os fios se usada de forma inadequada;

- menor custo benefício comparado aos preços do secador de cabelo convencional.



Analisando o secador de cabelo

Clássico indispensável tanto no uso doméstico quanto no profissional, o secador de cabelo tem seu lugar consolidado na escovação tradicional e também em tratamentos mais agressivos como a escova progressiva.


São extremamente eficientes na secagem de todos os tipos de cabelos. Sua maior fortaleza é a variedade de configurações e a possibilidade de escolha de modelos de alta potência, que secam de forma otimizada até os cabelos mais grossos e longos. Também são usados para a finalização de cabelos cacheados, com ou sem o bico difusor.


Porém, quanto maior a potência que um secador de cabelo possui, maior é o risco de dano para os fios que são expostos a essa fonte de calor. Nele, você consegue controlar um pouco mais a distância do jato e amenizar possíveis danos aos fios.


Pontos positivos

- Versatilidade: pode ser usado em diferentes configurações, desde a escovação até a finalização de cachos do secador com difusor;

- controle da distância do jato de ar quente que ajuda a preservar a saúde dos cabelos.


Limitações

- Requer habilidade no manuseio para um resultado próximo do entregue por uma escovação profissional.



A importância da proteção térmica

O fato é que independente de qual seja a sua escolha, qualquer fonte de calor usada de forma repetitiva e sem a proteção térmica adequada pode danificar profundamente os seus fios. O uso frequente do secador de cabelo ou escova secadora deixa os cabelos desidratados, podendo também perder proteínas importantes para a estrutura capilar, fazendo com que fiquem frizzados e quebradiços.


A proteção térmica ajuda a criar uma barreira de proteção que ajuda a minimizar os impactos prejudiciais do calor. A composição de um protetor térmico varia bastante, geralmente ele contém silicones que ajudam a criar uma espécie de “capa” lipídica protetora, preservando a umidade fundamental para a saúde capilar. 


VOCÊ PODE SE INTERESSAR: Conheça todas as linhas de Siàge e escolha a ideal para o seu tratamento capilar.


Algumas fórmulas são mais tecnológicas e também adicionam na composição, proteínas, aminoácidos e ativos hidratantes que além de proteger, ainda ajudam a repor as propriedades essenciais para a estrutura do cabelo, como é o caso do Spray Capilar Siàge Resgate Imediato.


Siàge Resgate Imediato é um produto multifuncional: pode ser usado como tratamento após o shampoo e também como finalizador térmico.


Além disso, Eudora Siàge conta com diversas linhas especializadas no tratamento de diferentes graus de dano, seja por agressões externas, alisamento, coloração e muito mais. 


Dica extra na hora de secar os fios

Aqui vai uma orientação importante para a secagem dos cabelos. Independente da fonte de calor escolhida, sempre modele os fios parcialmente secos, isso porque os fios molhados ficam consideravelmente mais vulneráveis.


Secador de cabelo ou escova secadora: qual escolher?

Agora que você já sabe os prós e contras das duas opções e também entendeu que a chave para uma boa escolha está na proteção térmica, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar na escolha:


Cabelos finos podem se adaptar melhor com a escova secadora já que o tempo da escovação é menor. Também é excelente para quem não se habituou ao manuseio do secador de cabelo tradicional e busca apenas uma finalidade: modelar os fios com escovação.


Cabelos grossos ou longos tendem a se adaptar melhor com o secador de cabelo tradicional pela potência e versatilidade, já que além de secar e modelar, também pode ser usado para finalização de cabelos cacheados, crespos e até penteados.


Gostou das nossas dicas? Aproveite para levar itens de tratamento capilar com desconto e também para conhecer outras matérias do Guia da Beleza Eudora.

Produtos para proteção térmica - Guia da beleza

Você está offline.