Ir direto para o conteúdo
Acessibilidade

Acessibilidade

Alto Contraste
Aumentar Fontes
Inverter Cores
Textos em Negrito
Leitura em Libras

Como identificar tom e subtom de pele na maquiagem

Algumas dicas práticas para acertar na escolha de maquiagens para o rosto

Quem nunca testou superficialmente alguma base, corretivo ou pó e quando foi usar pra valer, estava com o tom diferente do seu? É bem mais comum do que parece errar na escolha do tom de pele e subtom de pele. Por isso, montamos um guia básico para ajudar você a não perder mais nenhum produto por causa do tom incorreto. Vem ver!


O que é subtom de pele?


Basicamente, o subtom é a tonalidade de fundo da nossa pele. É um dos aspectos essenciais para fazer boas escolhas, seja no tom de base, corretivo, pó facial e até cor de acessórios ou tons de peças de roupa que valorizam a sua pele. 


O subtom de pele funciona como uma cor de base da sua pele que ajuda a harmonizar as cores que você usa, podendo ter fundo quente que assume tonalidades amareladas ou marrons, frio que tende a ser mais rosado ou neutro, como o próprio nome diz, há um equilíbrio entre quente e frio.


Os subtons de pele podem ser classificados de 4 formas diferentes:

- Quente: tons predominantes de amarelo e marrom;

- Frio: tons com fundo azulado e rosado;

- Neutro: equilibra tons de amarelo, azul e rosa;

- Oliva: levemente esverdeado, misturando azul e amarelo.


Dicas que ajudam a identificar o subtom de pele


Acertar no tom de pele na maquiagem é um desafio até para as pessoas com mais prática. Para se ter uma ideia, os profissionais da área usam técnicas de colorimetria para conseguir chegar a um tom exato. A boa notícia é que existem várias características que a sua pele entrega que podem ajudar muito na escolha da maquiagem. Vem ver algumas!


É mito que os subtons de pele preta e parda são exclusivamente quentes; muitos também possuem subtom frio, neutro ou oliva.


A escolha dos acessórios dourados e prateados


Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar ou percebido em você mesma a preferência por acessórios dourados ou pratas. Em partes, isso se deve ao seu subtom de pele que harmoniza melhor com os tons. 


Se a sua pele for quente: acessórios dourados ficam mais em destaque

Se a sua pele for fria: acessórios na cor prata ou rosé gold harmonizam melhor

Se a sua pele for neutra ou oliva: harmonizam muito bem tanto com acessórios dourados quanto os pratas.


Como a pele se comporta a exposição do sol


Quando a sua pele toma sol, você pega bronze fácil ou fica com a pele avermelhada? As características de uma pele exposta ao sol também podem dar uma dica de qual é o seu subtom de pele.


Se após a exposição a sua pele adquirir facilmente um bronzeado bonito, alaranjado ou amarronzado, seu subtom é quente ou oliva. Caso sua pele seja suscetível à vermelhidão e raramente se bronzeie, é muito possível que o seu subtom de pele seja frio.


Agora, se o seu subtom for neutro, a vermelhidão só ocorre com uma alta exposição. No geral, você não se queima, mas também não consegue se bronzear com facilidade.


Um ponto importante para se atentar é que essas avaliações não são respostas exatas. São apenas algumas características que ajudam a orientar a sua escolha, nada substitui tão efetivamente quanto o teste físico e avaliação da base, corretivo e pó facial.


Como encontrar base, corretivo e pó facial certos para o meu tom de pele


Assim como os tons de pele claros não são exclusivamente frios ou neutros, muitos podem possuir subtom quente.


Para identificar o seu tom de base, corretivo e pó facial ideais, a melhor orientação é testar pessoalmente o produto e não só pela tonalidade certa, mas também para entender se é aquela a textura que você gosta, avaliar a performance do produto num geral, como a resistência à peles oleosas ou a quantidade de acúmulo de produto nas linhas, por exemplo. 


Presencialmente, o local ideal para experimentar a base é na linha do maxilar, a tonalidade aplicada precisa se fundir ao máximo com a pele do rosto e do pescoço


É bem comum que as pessoas tenham diferença de tonalidade nessas duas regiões. Isso se dá, principalmente, quando usamos protetor solar com recorrência no rosto, a pele costuma ficar um pouquinho mais clara do que a pele do pescoço (por isso, é importante lembrar de passar protetor solar também em todo o pescoço e orelhas).

É encontrando esse equilíbrio de tons do pescoço e rosto que vai fazer com que a sua maquiagem pareça o mais uniforme possível. 


Teste o tom que mais se assemelha ao seu e vá dar uma volta, continue seus afazeres e volte algum tempo depois para avaliar. É assim que você consegue distinguir se a base escurece com o tempo de uso, se ela resiste ao tempo que você precisa ou se ela não acumula nas linhas.


Mas, caso você não consiga ir até uma loja para testar o seu tom de pele na base, pode usar o Recomendador de Base que usa tecnologia para identificar e apresentar as melhores bases de Eudora para você.


Também temos o Mapa dos Tons Eudora para encontrar todas as maquiagens para a pele, incluindo base, corretivo e pó facial compatíveis com o seu tom de pele e subtom de pele.


Aproveite para conhecer as novidades em maquiagem Niina Secrets, Eudora Glam e Eudora Soul! Além das promoções em maquiagem.


E aí, curtiu as nossas inspirações? No Guia da Beleza você encontra muito conteúdo sobre maquiagem e cabelos para saber de todas as tendências, se inspirar em maquiagens e saber de todas as novidades em Eudora. Vale a pena conhecer!


Escolha o produto ideal para o seu tom de pele

Você está offline.